BLOG

7 passos para tirar seu visto para o Canadá

Tirar visto para o Canadá é a primeira coisa que qualquer pessoa que vai viajar para o Canadá precisa fazer. Esse é o documento que permite a entrada do viajante de forma legal no país.

Compartilhe

Tirar visto para o Canadá é a primeira coisa que qualquer pessoa que vai viajar para o Canadá precisa fazer. Esse é o documento que permite a entrada do viajante de forma legal no país.

Nós da Faustino Vistos preparamos um rápido passo a passo para quem deseja tirar esse documento.

1. Identifique seu tipo de visto e selecione o adequado
A primeira coisa que você vai fazer é identificar qual tipo de visto você vai solicitar. Para isso, você pode visitar o site da prestadora de serviços oficial do Governo do Canadá, a TT Services. Lá você poderá verificar quais são os documentos necessários para cada tipo de documento.

2. Preencha o formulário para tirar o visto para o canadá
O segundo passo é fazer o preenchimento do formulário de solicitação online diretamente no Immigration, Refugee and Citzenship Canada (IRCC).

O processo é bem simples, você vai acessar esse link e preencher o formulário. Confira todos os dados e então finalize o processo.

É muito importante imprimir o formulário eletrônico. Além disso, ele deve apresentar todos os dados do solicitante, incluindo o código de barras. Não serão aceitos formulários com o código de barras rasurado ou impresso em má qualidade, bem como, formulários preenchidos à mão.

Juntamente com o formulário eletrônico você deverá apresentar os documentos necessários para a solicitação. Você pode conferir a listagem de itens para cada tipo de visto neste link. Caso você não consiga fornecer a documentação, será necessário preencher o formulário de discrepâncias, assiná-lo e depois anexar esse documento junto ao formulário de solicitação de visto. Além desses dois documentos, será necessário preencher o formulário de consentimento, bem como concordar com a Política de Privacidade. Ambos os documentos devem ser anexados ao formulário de solicitação. Caso não preencha esses dois itens, a sua solicitação será devolvida a você.

3. Agende uma visita
Depois de preencher toda a papelada de solicitação do visto para o canadá, é hora de agendar a sua visita.

Essa visita é fundamental, pois é nela que será coletada a sua biometria. Além disso, você também irá tirar a sua foto oficial para esse documento. Essa visita será feita no Centro de Solicitação de Vistos.

No sistema você poderá escolher em qual centro fará a coleta, bem como a data. Uma vez que você tenha feito o agendamento, será enviado um e-mail de confirmação para o seu e-mail.

Lembre-se de levar a carta de agendamento no dia da visita.

Caso não seja necessário fazer a coleta da sua biometria, você pode ir diretamente no Centro de Solicitação de Visto, sem agendamento prévio, juntamente com:

  • Passaporte;
  • Fotos;
  • Formulários completos;
  • Comprovantes de pagamento das Taxas do Governo do Canadá;
  • Documentos indicados na Lista de verificação de documentos IRCC.
  • Para saber se é necessário coletar a sua biometria é só acessar esse link.

4. Pague suas taxas
Após completar todas as etapas para solicitar seu visto canadense, o próximo passo é fazer o pagamento das taxas.

No caso de quem baixou o formulário e fez o agendamento para coleta da biometria no Centro de Solicitação de Visto, é possível fazer o pagamento no dia agendado.

Caso contrário, você também pode fazer o pagamento via cartão de crédito diretamente no site do Governo do Canadá. Muito importante: ele precisa ter a função de compras internacionais habilitada.

Se você for fazer o pagamento pessoalmente, também é possível utilizar o cartão de débito.

5. Visite um centro de Solicitação de Vistos
O próximo passo é comparecer no Centro de Solicitação de Vistos que você escolheu no momento do agendamento, no dia e hora escolhidos.

Lembrando que o agendamento só é necessário caso você vá coletar a biometria. Caso contrário, é possível ir ao local em qualquer dia, durante o horário de atendimento.

Assim que você apresentar toda a documentação e fazer o pagamento das taxas (caso você tenha deixado para pagar pessoalmente), será gerado um recibo com o número da sua solicitação. Guarde este comprovante com cuidado, pois ele será usado futuramente

6. Rastreie seu processo
Esse é o momento de ter paciência e aguardar. Basicamente você precisará esperar a decisão do consulado.

Você pode rastrear o seu processo constantemente para saber se foi ou não aprovado, usando o seu número de solicitação. Mas, além disso, você também receberá um e-mail do Consulado informando a decisão dele.

Caso você tenha o seu visto canadense aprovado, será solicitado que você retorne ao Centro de Solicitação de Visto.

7. Colete seus documentos
Se a sua solicitação foi aceita e você recebeu a notificação do consulado, agora é o momento de você coletar os seus documentos.

Assim como no visto americano, existem duas formas de você conseguir a sua documentação em mãos. A primeira delas é ir diretamente no Centro de Solicitação de Visto munido de um documento de identificação com foto, uma cópia da página dos dados do seu passaporte e o recibo do Centro de Solicitação de Visto (aquele que falamos lá nos primeiros passos), e retirar pessoalmente.

A segunda é informando um endereço para que toda a documentação seja enviada via correspondência.

Você também pode pedir para uma pessoa ir buscar a documentação por você lá no Centro de Solicitação de Visto. Mas para isso a pessoa precisa apresentar os seguintes documentos:

  • O Formulário de Consentimento assinado com o nome do representante que vai retirar a documentação, e que também mostra a relação dele com o solicitante;
  • Recibo emitido pelo Centro de Solicitação de Visto emitido no dia da visita;
  • Uma cópia da página dos dados do passaporte;
  • Um documento de identificação com foto do representante.
  • Importante ressaltar que você verifique todos os detalhes do visto emitido e informe quaisquer dados incorretos.

Outro detalhe importante é que a validade, bem como o número de visitas, pode variar conforme cada solicitação. Caso tenha alguma dúvida, você deve entrar em contato diretamente com o Consulado do Canadá.

Entre em contato com a Faustino para saber mais sobre os serviços de assessoria para tirar o visto canadense.

×